Mandala Jardim Trololo

Mandala Jardim Trololo

domingo, 21 de novembro de 2010

As minhocas do Jardim Rizzo

Durante as pesquisas sobre compostagem, acabei descobrindo que as minhocas vermelhas da califórnia é que são mais indicadas para o caso. É possível comprar lotes de minhocas, inclusive no Mercado Livre. Por ali, acabei encontrando o Sr. José Virgílio, criador de minhocas vermelhas da califórnia, minhocas gigantes africanas, minhocuçus e iscas vivas para pescaria, entre outros. Achei que o Sr. José Virgílio morava em Mato Grosso, por alguma razão que já não me lembro. Mas me comunicando com ele, soube que morava em Sampa, o que achei ótimo, pois me economizaria o frete.

Ontem finalmente consegui um tempo para ir até a casa do Sr. José Virgílio buscar um lote de 100 minhocas e liguei para ele, para saber seu endereço. Descobri que ele morava no Butantã, o que me facilitava ainda mais a vida. Mas a surpresa maior, essa de responsa, foi que não só o Sr. José Virgílio mora em Sampa, no Butantã, mas no JARDIM RIZZO, onde nós moramos! Somos vizinhos, literalmente! A casa dela fica a menos de 2 quarteirões da nossa!

Combinei então: estou indo aí. E fomos, o Chico e eu, buscar nossas minhocas para a compostagem. A casinha dele parece mesmo com a nossa e ele cria minhocas no corredor lateral, um lugar escurinho e um pouco úmido. Começamos a conversar sobre compostagem e eu cheia de perguntas, pois nossa compostagem está muito encharcada e parece que anda meio ácida a terra que estamos a produzir. Num instante ele me perguntou: "quer que eu vá lá dar uma olhada?" Claro que sim!

E não é que ele veio, olhou a compostagem toda, analisou todos os bichos, larvas, moscas, tudinho, deu alguns conselhos sobre plantas que demoram muito para se decompor (no caso, plantas do meu jardim, que podo às vezes) e sobre não colocar laranja nem abacaxi (laranja nós já estávamos evitando). Mas concluiu que nossa composteira está ÓTIMA! Agora então, com o novo late de minhocas, ficará incrível (ele me disse que em 3 meses as minhocas triplicam de número!).

Bem, eu achei tudo isso muito interessante, uma aprendiz de jardineira vizinha de um criador de minhocas no Jardim Rizzo... É como diz o Chico: "bem, ele tinha que morar em algum jardim mesmo..."

Hoje e sempre, sincronicidências!

O contato do Sr. José Virgílio para quem estiver interessado em comprar minhocas (ele fornece para o Brasil inteiro, via Sedex e tem uma apostila que explica sobre a criação): jvirgilio@superig.com.br

 E mais um endereço eletrônico, para quem estiver a fins de composteiras, inclusive para apartamentos (é um pessoal de Brasília, jovem e legal; os produtos são um pouco caros, mas além de funcionarem, dão boas idéias para quem estiver a fins de fazer algo alternativo, como foi o caso daqui de casa): http://www.minhocasa.com/

Um comentário: