Mandala Jardim Trololo

Mandala Jardim Trololo

terça-feira, 25 de março de 2014

As nascentes do Iquiririm


O córrego Pirajuçara, da bacia do rio Pinheiros, tem várias nascentes por estas bandas do Butantã e bairros vizinhos e uma delas fica pertinho da nossa casa. No dia 22 de março, dia mundial da água, fizemos lá um mutirão para revitalizar a nascente e embelezar o lugar, qpra quem sabe virar uma praça.
A nascente fica de um lado da rua Corinto, aos pés de um barranco que faz muro com a USP, e o rio corre para o outro lado da rua Corinto, por um terreno público que atravessa o quarteirão. Parace que o lugar da nascente já foi um grande lado, segundo relatos de moradores que já pescaram lá.
Na semana anterior a prefeitura "limpou" a área (não estávamos sabendo que ela faria isso), que acabou ficando muito mais detonada do que estava quando fomos preparar o encontro do dia 22/03. Mas tudo bem, o trabalho coletivo cheio (cheio mesmo!!) de gente envolveu tai chi chuan, jardins de toda ordem, horta, lanche, plantio de mudas, balanço, geladeiroteca e, claro, a nascente.
Hoje Rosa e eu fomos lá passear e tiramos umas fotos. As fotos do dia 22/03/2014 estão nos links.

Nascentes do Iquiririm e Pça Rizzo - Revitalização: https://www.facebook.com/groups/275594379261482/

Fotos:
https://www.flickr.com/photos/ocupeeabrace/sets/72157642793579544/page3/

Matéria:
http://conectarcomunicacao.com.br/blog/133-na-lama-na-vida/


 ponte
 
 barranco e muro da USP
 
 córrego
 
 sinalização: nascentes do iquiririm
 
 córrego
 
 a Rosa e a lama
 
 córrego
 
 caminho da água e sinalização
 
 caminho da água
 
 sinalização: não polua a natureza (cartaz da Rosa)
 
 caminho da água
 
 horta
 
 geladeiroteca
 
 geladeiroteca
 
 leitura
 
 leitura
 
leitura
 

3 comentários:

  1. miltonkoga@hotmail.com15 de julho de 2014 18:59

    Oi, parabéns pelos cuidados com a nascente do Iquiririm! Tenho grande interesse na preservação das nascentes do rios de SP. Moro próx. da nascente do córrego Verde na Vila Madalena. Pensei na possibilidade de lei que crie sinalização e demarcação das nascentes da cidade. Sabe de algo a respeito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Milton, legal você ter visitado o blog, obrigada! Eu sou mais uma moradora engajada e não trabalho particularmente com essa temática. Mas te passo abaixo alguns links que podem te ajudar, como os dois do Rios e Ruas. Esse pessoal é super bamba nesses assuntos e poderão trocar umas ideias contigo. No link do Nascentes do Iquiririm você pode conversar com muitas pessoas envolvidas em diversos movimentos que lidam com o tema das águas em Sampa. Converse diretamente com o Luiz Campos Jr ou o José Bueno, que eles certamente terão boas devolutivas para você!
      Veja se consegue avançar:
      http://rioseruas.com/
      https://www.facebook.com/rioseruas
      https://www.facebook.com/groups/275594379261482/

      Forte abraço e vamos continuar trocando ideias.

      Excluir
  2. Estão informados sobre as Oficinas para elaboração do Plano Municipal da Mata Atlântica? A da Subprefeitura do Butantã vai ocorrer no dia 11/04 | 9h às 14h | na Uninove Campus Memorial - Anfiteatro (2° Subsolo - Prédio C) - Avenida Francisco Matarazzo, 364 - Barra Funda.
    Subprefeituras em pauta: Perus, Pirituba/Jaraguá, Casa Verde, Freguesia do Ó, Lapa, Butantã e Pinheiros. Inscrições no site http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/pmma/index.php?p=191888

    ResponderExcluir