Mandala Jardim Trololo

Mandala Jardim Trololo

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Dia de Reis

Eu nem tenho uma religião certa, mas Dia de Reis, com seu simbolismo de dádiva, presente, generosidade, partilha, definitivamente estão na pauta do ano novo!

A históra dos reis diz popularmente que Melquior, Baltazar e Gaspar, do Oriente, foram até a cidade de Belém conduzidos por uma estrela, levando mirra, ouro e incenso de presente para o menino Jesus, como símbolos de pureza, realeza e fé.

A wikipedia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Tr%C3%AAs_Reis_Magos - explica que "Belchior (também Melchior ou Melquior), Baltasar e Gaspar, não seriam reis nem necessariamente três mas sim, talvez, sacerdotes da religião zoroástrica da Pérsia ou conselheiros. Como não diz quantos eram, diz-se três pela quantia dos presentes oferecidos.
Talvez fossem astrólogos ou astrônomos, pois, segundo consta, viram uma estrela e foram, por isso, até a região onde nascera Jesus, dito o Cristo. Assim os magos sabendo que se tratava do nascimento de um rei, foram ao palácio do cruel rei Herodes em Jerusalém na Judéia. Perguntaram eles ao rei sobre a criança. Este disse nada saber. Herodes alarmou-se e sentiu-se ameaçado, e pediu aos magos que, se o encontrassem, falassem a ele, pois iria adorá-lo também, embora suas intenções fossem a de matá-lo. Até que os magos chegassem ao local onde estava o menino, já havia se passado algum tempo, por causa da distância percorridas, assim a tradição atribuiu à visitação dos Magos o dia 6 de janeiro.
A estrela, conta o evangelho, os precedia e parou por sobre onde estava o menino Jesus. "E vendo a estrela, alegraram-se eles com grande e intenso júbilo" (Mt 2, 10). "Os Magos ofereceram três presentes ao menino Jesus: ouro, incenso e mirra, cujo significado e simbolismo espiritual é, juntamente com a própria visitação dos magos, ser um resumo do evangelho e da fé cristã, embora existam outras especulações respeito do significado das dádivas dadas por eles. O ouro pode representa a realeza (além providência divina para sua futura fuga ao Egito, quando Herodes mandaria matar todos os meninos até dois anos de idade de Belém). O incenso pode representar a fé, pois o incenso é usado nos templos para simbolizar a oração que chega a Deus assim como a fumaça sobe ao céu (Salmos 141:2). A mirra, resina antiséptica usada em embalsamamentos desde o Egito antigo, nos remete ao gênero da morte de Jesus, o martírio, sendo que um composto de mirra e aloés foi usado no embalsamamento de Jesus (João 19: 39 e 40), sendo que estudos no Sudário de Turim encontraram estes produtos.
"Entrando na casa, viram o menino (Jesus), com Maria sua mãe. Prostando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra." (Mt 2, 11).
"Sendo por divina advertência prevenidos em sonho a não voltarem à presença de Herodes, regressaram por outro caminho a sua terra" (Mt 2, 12). Nada mais a Escritura diz sobre essa história cheia de poesia, não havendo também quaisquer outros documentos históricos sobre eles.
Devemos aos Magos a tradição de trocar presentes no Natal. Dos seus presentes dos Magos surgiu essa tradição em celebração do nascimento de Jesus. Em diversos países a principal troca de presentes é feita não no Natal, mas no dia 6 de janeiro, e os pais muitas vezes se fantasiam de reis magos.
(...)
Na antigüidade, o ouro era um presente para um rei, o olíbano (incenso) para um sacerdote, representando a espiritualidade e a mirra, para um profeta (a mirra era usada para embalsamar corpos e, simbolicamente, representava a imortalidade).
Durante a Idade Média começa a devoção dos Reis Magos (e que são "baptizados"), tendo as suas relíquias sido transladadas no séc. VI desde Constantinopla (Istambul) até Milão. Em 1164, com os três já a serem venerados como santos, estas foram colocadas na catedral de Colônia, em Colônia (Alemanha), onde ainda se encontram.
Em várias partes do mundo, há festas e celebrações em honra aos Magos. Com o nome de Festa de Santos Reis há importantes manifestações culturais e folclóricas no Brasil.


Um ano novo cheio de saúde e prosperidade!

Segue uma romã, como símbolo desse dia e em seguida uma belezura de música de Reis de Janeiro, do Tavinho Moura e Nivaldo Ornelas, link e letra.




A origem da romãzeira, é por demais antiga tendo sido encontrados fragmentos do fruto em túmulos egípcios que datam de 2.500 anos a.C. A princípio acredita-se que existam no mínimo dez espécies de romãs, provenientes de arbusto ou arvoreta que atinge de 2 a 8 metros de altura, e que vivem em média de 60 a 100 anos.


Reis de Janeiro
Nivaldo Ornelas e Tavinho Moura

http://cliquemusic.uol.com.br/player?x=&d=10038&f=109564 

acesa sobre as montanhas
vejo brilhar a estrela adorada
iluminando o mistério
incendiando a folia
que já vai chegar
seu canto invade a cidade
espalha por cima
de seus telhados
nos vozes de seus pastores
regadas de aguardente
segredos da divindade
notícias belas
nobres senhores
vindo escutar
que Ele fez morada
e nessa casa santa
o pão é sagrado
somos de muito longe
longe daqui
vivendo em nossa lembrança
aquela criança que despertou
naquele lugar, naquele dia
canta mais, coração
despertou naquele dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário