Mandala Jardim Trololo

Mandala Jardim Trololo

sexta-feira, 18 de março de 2011

Aves da Grande São Paulo - guia de campo

No Natal meu Ale quis me dar de presente este guia, muito completo e fácil de usar, perfeito para uma iniciante iniciantíssima ornitóloga de grande cidade. Edições totalmente esgotadas do livro, havia um único exemplar na FNAC do Shopping Morumbi. Estávamos cheios de afazeres e saindo para viajar, não pudemos ir lá buscá-lo.

No meu aniversário, Ale já tinha encomendado um lindo binóculozinho para minhas observações e foi atrás de pegar o tal último exemplar do guia, mas descobriu que tinha aido vendido. Nem sinal de novas edições, nossa esperança de ter esse guia foi por água abaixo.

No aniversário do Ale, Mércia, minha sogra preferida, totalmente bruxinha que é boa (citação de Maria Clara Machado, "A bruxinha que era boa", que enquadra muito bem com minha querida sogra), me trouxe presentes de aniversário atrasados. Um deles era... o último exemplar do guia!!!!!!!!!!!

Vocês podem pensar que ela estava antenada e que se adiantou, foi lá e comprou, mas nada disso. Ela não sabia nada dessa história, apenas sabia de meu interesse por pássaros e queria me dar um livro sobre isso. Só achou esse guia e comprou meio sem convencimento, pois queria um livro mais bonito (na dedicatória, ela diz que esse não é bem um "liiiiivro"...). Acho que esse livrinho era pra ser meu mesmo...

Bom, já está em uso. Andei pesquisando alguns pássaros que via por aqui e não tinha a menor idéia. Descobri corroíra e joão de barro. Uma belezinha.

A lista, pequena, agora está assim:
sabiá-laranjeira - Turuds rufiventris
bem-te-vi - Pitangus sulphuratus
sanhaço cinzento - Thraupis sayaca
cambacica - Coereba flaveola
alma de gato - Piaya cayana
joão de barro - Furnarius rufus
corruíra - Troglodytes musculus
tesourão - Eupetomena macroura
rolinha - Columbina talpacoti
maitaca - Pionus maximiliani
pardal - Passer domesticus

Para finalizar, o link do livro Aves do Campus, sobre pássaros das matas da USP, download grátis:
http://www.seed.pr.gov.br/portals/portal/usp/primeiro_trimestre/imagens/Aves/aves_no_campus/index.html

Um comentário:

  1. Não conseguí faer o download do Livro! Será que existe outro caminho ou (se for possíve)mandar para meu e-mail. Grato
    Rivaldo
    razevedo98@gmail.com

    ResponderExcluir