Mandala Jardim Trololo

Mandala Jardim Trololo

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

A compostagem

A compostagem é um tema que requer muitas postagens nesse blog. Antes de tudo, é uma atividade constante do jardim como sistema, sempre dinâmica.
Aqui em casa fazemos a compostagem com os restos crus de alimentos vegetais: cascas, sementes e restos de frutas, legumes e verduras em geral. Também vão para a composteira os materiais orgânicos gerados pelo próprio jardim, como galhos e folhas, grama, frutos, etc.
Há muitas formas de fazer uma composteira e é sempre bom ter espaço. Mas já há tecnologias para casas sem quiantal e apartamentos, como as do Minhocasa (o link está logo à direita, na tela do blog, em "links Trololos). Já fiz muitas composteiras na vida, praticamente em todas as casas que morei depois de morar com uma de minhas professoras de jardim, Sizue Imanishi. Cada uma teve seus prós e seus contras, mas sempre achei muito mais prós do que contras e vou seguindo tentando aprender e aprimorar.
Hoje no jardim Trololo a composteira é feita com 2 caixotes de plástico vazados: enquanto um caixote está maturando (em baixo), o outro está recebendo (em cima) e fazemos o revezamento. Quando o conteúdo do caixote que estava em baixo já virou adubo, a terra é passada para um saco grande de nylon arejado, esvaziando o caixote, que é limpo. O caixote que estava em cima desce para seu conteúdo maturar e o que ficou vazio passa a ficar em cima para receber novos restos de alimentos. Coloca-se uma camada de terra, uma camada de restos de alimentos, uma camada de folhas. E por aí vai...  Seo José Virgílio, criador de minhocas do Jardim Rizzo, recomendou não colocar cítricos nem farináceos, pois não fazem bem às minhoquinhas. Demora mais ou menos uns 60 dias para a terra ficar boa. Tem funcionado.
Quando seu José Virgílio veio verificar a composteira, analisou seu conteúdo e achou que estava ok. Em geral são minhocas, larvas e pequenas centopéias que se alimentam das larvas. As larvas em geral são de mosca comum, mas podem também ser de varejeiras. Acho que sem querer andei criando umas moscas varejeiras, pois Julieta, nossa cadela que tem problemas de pele, andou com bicheiras. Ontem, no momento em que estava revolvendo a terra, encontrei alguns ninhos de larvas, que tirei imediatamente. Mas não é sempre que isso ocorre e é relativamente fácil fazer o controle, pois é necessário revolver a terra de vez em quando.
Com a compostagem e a reciclagem, que é a separação de materiais reciclados destinados á coleta seletiva, o chamado "lixo sujo" diminui sobremaneira. Mesmo estando em uma família de 5 pessoas, com a presença diária de Diva e muitas e muitas visitas de amigos, nossa casa produz muito pouco "lixo sujo".
A terra produzida na composteira é redistribuída pelo jardim. Esta atividade jardineira é uma das que mais gosto, apesar de poder dizer que gosto de todas as atividades do jardim. Mas acompanhar a compostagem me faz lembrar sempre do ciclo da vida e me afasta dessa estranha sensação comum nas sociedades modernas, de não saber de onde as coisas vêm e para onde vão. Eu vejo a terra se formando e alimento as plantas com essa terra enriquecida. Eu vejo os restos de nossos alimentos humanos se tornando terra. Eu vejo o pouco lixo sujo que produzimos. Tudo isso me deixa extremamente ligada à terra, e posso dizer que as crianças também embarcam nessa. Rosinha, por exemplo, adora fazer carinho em minhoca, mesmo que eu explique a ela que minhoca gosta é de escuro, de ficar embaixo da terra... Outros que adoram as minhocas e os bichinhos da composteira são os pássaros, claro. Titi e Didi, bem como os bem-te-vis que aqui moram, ciscam as minhocas numa única investida, é incrível.
Experimente você também!

Obs: As fotos que me mostram trabalhando no jardim são do Aristides. As outras são minhas.

 Terra boa!

 Composteira com "tampa" de trançagem de folhagem do jardim

 Composteira de 2 caixotes

 Composteira de 2 caixotes

 Bem te vi aproveitando minhocas fresquinhas na terra tirada da composteira

 Remexendo a compostagem

 Revolvendo a terra

 Pondo a mão na terra

 Fazendo terra

Tecnologia dos 2 caixotes

2 comentários:

  1. Muito pedagógico para nós, ignorantes nesta matéria, as explicações sobre a compostagem. Para quem gosta, deve ser uma terapia e tanto, além de reduzir o lixo. Observação gramatical: na explicação das fotos, talvez, em vez de "as fotos que mostram eu trabalhando..."poderia ser: "as fotos que me mostram trabalhando..." Mas isso são apenas firulas linguísticas.

    ResponderExcluir
  2. Boa dica gramatical. Os post do blog são meio rápidos e confesso que parei uns segundos nessa construção. Mas talvez minha cabeça estivesse casada e não consgeui resolver esse detalhe na hora. Vai vendo... Obrigada.

    ResponderExcluir